22 setembro 2017

Resenha - Jogos Vorazes (Livro 1)



aaaaaa cara, tava com tanta saudades daqui <3 

Alguns meses sem escrever e eu tava pirando, não teve jeito, voltei. E vamos começar com um dos meus post favoritos que é sobre livros 💕 Uma super resenha! (passei tanto tempo longe, li tantos livros, vai ter tanta resenha aqui...) E sim, eu só li essa trilogia agora, quando a modinha passar eu estarei lá hahaha (e eu não to falando que os livros são modinhas ta, galera) Vamos a resenha ou não? haha

Ninguém nunca ganha os jogos. Ponto final. Há sobreviventes. Não há vencedores.





Escritor(a): Suzanne Collins.
Editora: Rocco
Páginas: 397

ISBN: 9788579800245

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Pra vocês terem noção eu li esse livro em um único dia("você comeu? dormiu?"), se isso não é prender o leitor até o fim, eu não sei o que é.
A história é sobre Katniss Everdeen, uma garota que após a morte de seu pai teve que tomar conta de sua mãe e sua irmã com ajuda do seu grande amigo Gale (friendzone on), eles vivem em Panem, uma nação pobre, controlada pela capital e dividida em treze distritos, quase destruída.

O livro se passa em primeira pessoa nos ajudando assim a conhecer mehor os conflitos existentes na cabecinha da nossa querida Katniss, conhecemos melhor o distrito doze e como funciona o resto.
Além da vida em Panem, o livro aborda um “show”excentrico e desumano, onde vinte e quatro crianças são escolhidas (por meio de sorteio) para lutarem nos Jogos Vorazes para duelarem entre si e apenas um sai com vida, um verdadeiro banho de sangue, filmado e assistido por todos os cidadões de Panem. Prim, irmã de Katniss, que não tinha a menor chance de ser escolhida, acaba sendo sorteada. Logo sua irmã toma o seu lugar, se oferecendo como voluntária, acompanhada de Peeta.

Esse livro, é o nosso primeiro contatos (e em alguns o último) com personagens intrigáveis, incríveis, amáveis e simplesmente odiáveis!
Uma ligeira crítica ao nosso sistema capitalista sugador de almas, e isso é o que eu mais adoro na trama, porque em simples detalhes, Suzanne encontrou  uma maneira para gerar várias reflexões sobre tantos assuntos, além da linguagem clara e objetiva que a mesma traz, fazendo com que possamos passar horas e horas na Arena.

Jogos Vorazes não é somente uma carnificia, é um livro para ler sempre que puder, é um livro para se inspirar. 

Além disso, não é da minha natureza cair sem lutar, mesmo quando as coisas parecem insuperáveis.

   Nota:    📖 📖 📖 📖 📖 

Um comentário:

  1. Eu nunca li o livro, quando tive contato com a sinopse do filme, me apaixonei pela história e logo em seguida assisti. Só posso dizer que é "a trama que você respeita".

    ResponderExcluir